Com o OS X Yosemite prestes a ser lançado, a Parallels lançou a décima versão do software de virtualização mais conhecido por executar o Windows no seu Mac sem necessidade de reiniciar a máquina. A atualização traz suporte aos novos recursos do Yosemite, melhorias no desempenho da máquina virtual e otimizações no consumo de bateria.

É claro que o Parallels Desktop 10 também roda outros sistemas operacionais, como o Linux e até o próprio OS X, mas o ponto forte é a integração profunda com o Windows. Desta vez, a Parallels integrou os recursos de Continuidade do Yosemite: você pode clicar em um número de telefone no Internet Explorer para fazer uma ligação com o iPhone ou compartilhar textos do Windows por SMS, por exemplo.

parallels-desktop-messages

A integração com a tela inicial do Windows 8 está melhor para você ver rapidamente as informações dos Live Tiles e iniciar aplicativos modernos sem dificuldade. Além disso, nos softwares do Office para Windows, você verá atalhos para salvar os documentos diretamente no Dropbox, Google Drive ou iCloud Drive — este último terá preços bem competitivos, sendo que o plano de 200 GB custará US$ 3,99 por mês.

Como não poderia deixar de ser, a Parallels anunciou melhorias de desempenho. Fala-se em abertura de arquivos até 48% mais rápida, duração de bateria até 30% maior e consumo de memória até 10% menor. A inicialização de aplicativos do Office 2013 está até 50% mais rápida, segundo a empresa.

A funcionalidade de recuperar espaço em disco, presente em versões anteriores, se tornou desnecessária: o Parallels agora se encarrega de otimizar em tempo real, sem necessidade de desligar a máquina virtual. E, falando em otimizações, a nova versão traz ajustes rápidos para configurar o hardware da sua máquina virtual com um clique: é possível otimizá-la para produtividade, games, design ou desenvolvimento de software.

Para quem já possui o Parallels Desktop 8 ou 9, a atualização para a nova versão custa 90 reais. Neste momento, a empresa está oferecendo no pacote de atualização o gerenciador de senhas 1Password e dois anos de Parallels Access para acessar suas máquinas remotamente nos aplicativos para Android e iOS. A versão completa do Parallels Desktop 10 chega na semana que vem por salgados 199 reais.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados