Seis meses depois, Sony tem outro flagship: Xperia Z3

O antecessor, Xperia Z2, havia sido apresentado em fevereiro na Mobile World Congress

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas
sony-xperia-z3-compact-z3

Apenas seis meses após revelar o Xperia Z2 em Barcelona, no final de fevereiro, a Sony está apresentando o sucessor Xperia Z3 em Berlim, nesta quarta-feira (3), reforçando o ciclo de lançamentos mais rápido da empresa. O anúncio do novo smartphone topo de linha de 5,2 polegadas, que traz poucos avanços em relação ao antecessor, foi acompanhado do Xperia Z3 Compact, de 4,6 polegadas.

Xperia Z3

Ok, vamos lembrar o que era o Xperia Z2: um Android topo de linha com bordas de alumínio, traseira de vidro, resistência à água, processador quad-core Snapdragon 801, 3 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD de até 128 GB), tela de 5,2 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels e câmera de 20,7 megapixels capaz de filmar em 4K.

E o que é o Xperia Z3? Bom, é um Android topo de linha com bordas de alumínio, traseira de vidro, resistência à água, processador quad-core Snapdragon 801, 3 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD de até 128 GB), tela de 5,2 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels e câmera de 20,7 megapixels capaz de filmar em 4K.

xperia-z3-branco

O que mudou, então? Basicamente, o design. A Sony apostou em bordas arredondadas, o que deve melhorar a pegada, e tornou o aparelho ainda mais fino: agora, são apenas 7,3 milímetros de espessura. E, apesar de possuir o mesmo tamanho de tela do antecessor, o Xperia Z3 é menor: a Sony conseguiu reduzir as criticadas bordas em torno do display, tornando o aparelho mais confortável de ser usado com uma mão.

xperia-z3-bordas

Houve pequenas mudanças no hardware. A frequência do processador quad-core agora é de 2,5 GHz e a bateria diminuiu (?) de 3.200 mAh para 3.100 mAh, o que pelas contas da Sony permite uma autonomia de dois dias. A câmera também ganhou melhorias: a sensibilidade ISO pode chegar a 12800 para fotos no escuro e a lente nova é uma 25 mm, o que possibilitará colocar mais detalhes na mesma cena.

O Xperia Z3 será lançado no mundo todo no outono do hemisfério norte (ou seja, entre setembro e dezembro por aqui). Por enquanto, o Xperia Z3 parece sofrer do mesmo mal do Xperia Z2 quando foi anunciado: é difícil justificar um upgrade.

Xperia Z3 Compact

Se você prefere smartphones com tamanhos de tela menores, provavelmente ficará de fora da nova leva de aparelhos que serão lançados este ano. O Xperia Z3 Compact agora possui uma tela de 4,6 polegadas — o Xperia Z1 Compact, em comparação, tinha um visor de 4,3 polegadas, mais próximo do que a palavra “compacto” significa na minha mente.

Assim como o aparelho anterior, o Xperia Z3 Compact é um topo de linha e possui quase o mesmo hardware do irmão maior. As diferenças começam, claro, pela tela: em vez de uma Full HD de 5,2 polegadas, temos uma HD (1280×720 pixels) de 4,6 polegadas. Ele possui uma largura de 64,9 milímetros, quase o mesmo do Moto X atual, por exemplo.

xperia-z3-compact-traseira

A RAM diminui de 3 GB para 2 GB e a bateria cai para 2.600 mAh. O poder é o mesmo: há um chip Snapdragon 801, com processador quad-core de 2,5 GHz e GPU Adreno 330, 16 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD de até 128 GB), câmera de 20,7 megapixels e proteção contra água e poeira. O Xperia Z3 Compact é significativamente mais leve, com 129 gramas, contra 152 gramas do Xperia Z3.

A Sony não trouxe o Xperia Z1 Compact ao Brasil por “questões estratégicas”, então é difícil acreditar que o Xperia Z3 Compact seja lançado por aqui — entramos em contato com a Sony para obter mais informações.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados