Twitter pode implementar feed organizado por algoritmo como o Facebook

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 3 semanas
Escritório - Twitter

Nesta quarta-feira, o diretor financeiro do Twitter, Anthony Noto, revelou alguns dos planos da rede social para atrair mais usuários e se manter interessante para os que já existem.

Entre os planos do diretor de produto da empresa, Daniel Graf, estão a possibilidade de ter conversas privadas (via DM) em grupo, a melhoria do mecanismo de busca e mudanças do feed. E, por mudanças no feed, ele quer implementar um algoritmo que filtra o conteúdo relevante para o usuário automaticamente, a la Facebook.

No Facebook, isso já é um problema – quantas breaking news de dois dias atrás você já viu na home? Mas, no caso do Twitter, isso fica ainda pior, já que a organização temporal do feed é o seu diferencial.

Ao seguir uma pessoa, você recebe absolutamente todo o conteúdo postado por ela. Isso se mostra especialmente importante no caso de breaking news: nenhum conteúdo é perdido e as atualizações aparecem na hora. Lembra no ano passado, durante os protestos de junho? O Twitter foi uma ferramenta muito utilizada para os manifestantes obterem informações quando estavam nas ruas. Já o Facebook mostrava tudo atrasado, com posts importantes surgindo horas ou até dias depois.

O Twitter já fez alguns experimentos no feed para mudar um pouco a dinâmica das coisas e tentar trazer mais conteúdo relevante para os usuários, como as conversas interligadas e os tuítes que as pessoas que você segue favoritaram. As duas novidades foram recebidas com pouca aprovação; a primeira foi estabelecida, no fundo, acabou realmente se tornando uma boa forma de resgatar conteúdo que você talvez não tenha visto por não estar online na hora.

Noto tranquiliza os usuários, dizendo que as mudanças não irão ocorrer de uma hora para outra: “vamos testar e ter certeza que entendemos quais são as implicações. Você não vai acordar um dia e encontrar sua timeline completamente organizada por um algoritmo”.

Então, se começarem a surgir tuítes mais velhos na sua timeline, já sabe o motivo.

 Com informações: GigaOM

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados