Coursera - Brasil

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acabam de ser anunciadas como as mais novas parceiras do Coursera, as primeiras na América Latina. Com o acordo, ambas as instituições desenvolverão cursos em língua portuguesa para a plataforma.

O Coursera é um dos mais respeitados sites de ensino à distância do mundo. Atualmente, o serviço oferece mais de 700 cursos online, a maior parte desenvolvida por instituições de ensino renomadas, incluindo MIT e Universidade de Stanford. Todos os cursos, mesmo os mais avançados, são gratuitos.

Não é mero acaso a atenção dada ao Brasil. Os estudantes do país estão entre os que mais acessam o Coursera, tanto que, em 2013, voluntários ligados à Fundação Lemann iniciaram um trabalho de tradução de cursos importantes, já que a maior parte deles exige inglês avançado. Até o final do ano, o número de cursos traduzidos para o português deverá chegar a 28.

É claro que USP e Unicamp têm os brasileiros como público-alvo de seus cursos, mas as instituições também esperam que estudantes de outros países de língua portuguesa sejam beneficiados.

Inicialmente, as duas universidades desenvolverão cursos focados em empreendedorismo e finanças. A previsão é a de que os primeiros sejam disponibilizados no início de 2015. A Fundação Lemann também deverá entregar alguns treinamentos, mas voltados à capacitação de professores.

O Coursera anunciou ainda uma parceria com o R7. A principal função do portal será divulgar os cursos lançados.

Se você ainda não conhece o Coursera, não espere pelos cursos das instituições brasileiras. Acesse coursera.org e explore o conteúdo disponível por lá. Para estudar, é necessário apenas fazer um rápido cadastro. Fica a dica 😉

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados