Facebook quer parar de exibir tantos posts velhos no seu feed de notícias

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

O Facebook entendeu que o feed de notícias não é tão eficiente para exibir, ahn, notícias, e anunciou que está fazendo mudanças no algoritmo para privilegiar publicações mais recentes. A ideia é destacar posts que são importantes apenas em um momento específico, como quando você e seu amigo estão comentando sobre um programa que está passando na TV, por exemplo.

Para descobrir quais posts são relevantes ou não depois de um tempo, o algoritmo do Facebook vai considerar principalmente o momento das interações.

Funciona assim: se um post for publicado no Facebook e um grande número de pessoas imediatamente curtir, comentar ou compartilhar a publicação, mas um número muito pequeno fizer isso algumas horas depois, isso provavelmente significa que o post era interessante no momento em que foi publicado, mas não será em uma data futura. Dessa forma, é pouco provável que o Facebook volte a exibi-lo posteriormente.

A rede social também passará a considerar os assuntos quentes para ordenar os posts no feed de notícias. Se um amigo ou uma página publicar uma mensagem sobre algo que está sendo bastante comentado no momento, o post deverá aparecer no topo da página. O Facebook diz que, com a alteração, percebeu um aumento de 6% na interação dos usuários com os posts.

As mudanças estão sendo feitas gradualmente. O Facebook afirma que os donos de páginas não deverão sentir uma diferença grande na distribuição dos posts.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados