Microsoft dá mais um passo para acabar com a marca Nokia nos smartphones

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
"Dispositivos e serviços da Nokia foram movidos para um novo site"
"Dispositivos e serviços da Nokia foram movidos para um novo site"

A Microsoft não confirma, mas há tantas pistas surgindo, que podemos dar como certo o abandono da marca “Nokia” pela empresa. O mais novo indício vem do Reino Unido: a página da Nokia por lá agora informa que seu conteúdo foi movido para um site da Microsoft Mobile Devices.

De fato, o novo endereço dá detalhes de todos os aparelhos atuais da linha Lumia. Mas, com exceção para as fotos e nomes dos produtos, não há menção à marca “Nokia” em suas páginas.

Anúncios publicitários dos aparelhos e comunicados de imprensa recentes também quase não mencionam o nome – para se referir à sua linha de dispositivos móveis, a Microsoft tem ressaltado apenas a denominação “Lumia”. E não podemos nos esquecer dos supostos documentos vazados que confirmam as intenções da Microsoft.

O site da Nokia no Reino Unido continua existindo, mas o aviso existente ali dá a entender que a página será redirecionada automaticamente para o endereço da Microsoft Mobile em breve.

As páginas da Nokia em outros países devem seguir pelo mesmo caminho. A Microsoft só está tendo o cuidado de conduzir esta tarefa de maneira progressiva para promover uma transição mais tranquila.

Estas mudanças todas são esperadas desde que a Microsoft fechou negócio com a Nokia. A companhia tem várias razões para fazê-lo: reforçar o seu próprio nome no segmento móvel, alavancar a linha Lumia nos Estados Unidos (até hoje o nome “Nokia” não é muito popular por lá) e agilizar as suas operações tornando-as mais centralizadas.

Com base em toda esta movimentação, é cada vez mais fácil acreditar que os aparelhos Lumia 730, 735 e 830 são os últimos a ostentarem os dizeres “Nokia”.

A marca não deverá sumir do mercado, de qualquer forma. Vale lembrar que a Microsoft comprou a divisão de dispositivos móveis da Nokia. A divisão de infraestrutura para telecomunicações da companhia segue firme, sem nenhuma previsão de mudanças.

Com informações: The Next Web

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados