Google usa dromedário para capturar imagens de um deserto na Arábia

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Dromedário - Google Street View

O Google está mesmo determinado a levar o máximo possível de lugares para “dentro” do Street View, inclusive aqueles de difícil acesso. Para tanto, a companhia não poupa esforços: depois de carros, barcos e bicicletas, foi a vez de um dromedário ser usado para os trabalhos de captura de imagens.

De nome Raffia, o animal foi a opção encontrada para transportar o equipamento do Google Street pelo Deserto de Liwa, nos Emirados Árabes. Não se trata de nenhuma decisão excêntrica: segundo o Google, o dromedário foi escolhido por interferir muito pouco nas características do lugar.

Faz sentido: um carro 4×4, por exemplo, poderia deixar marcas de pneus muito destacadas na areia ou gerar nuvens de poeira próximas às câmeras do equipamento. Convém levar em conta ainda que os dromedários da região estão acostumados com o clima local e com o tipo de terreno.

A desvantagem é que o animal se locomove muito mais lentamente que um veículo motorizado, mas o tempo a mais não foi gasto em vão: as imagens obtidas, todas em 360 graus, como é característico do Google Street View, ficaram excelentes.

Se você explorar o local no Google Street View, notará que, às vezes, a sombra do Raffia aparece em algumas capturas (assim como a imagem de seu cuidador), mas este não chega a ser um detalhe prejudicial: dromedários e camelos são tão associados a desertos que, no final das contas, suas projeções acabam se misturando naturalmente à paisagem.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados