A Microsoft quer melhorar a experiência de uso do Skype no desktop e, eventualmente, conquistar mais usuários com isso. É com este objetivo em vista que a companhia anunciou, nesta quinta-feira (9), o Skype 7.0 para OS X e uma versão “preview” de seu novo cliente para Windows.

As novas versões trazem uma série de novidades que as fazem ter funcionalidades e comportamentos que remetem aos apps móveis do Skype. A ideia é fazer com que estas modificações aumentem o uso de chat no serviço.

Tem lógica: embora o Skype suporte bate-papo há tempos e tenha substituído o Messenger da Microsoft para este fim, até hoje o serviço é mais utilizado para chamadas de voz ou videoconferências, pelo menos no desktop.

Para tanto, as recém-lançadas versões do Skype mantêm uma barra na lateral direita para acondicionar o chat. Desta forma, o usuário pode se comunicar via vídeo ou voz e, ao mesmo tempo, manter o bate-papo por texto ativo.

A função de chat em si também foi atualizada: quando arquivos do Office ou PDFs forem transferidos durante a conversa, ícones correspondentes aparecerão imediatamente na timeline. É mais fácil localizá-los desta forma. Nas transferências de imagens, miniaturas destas serão exibidas.

Skype 7 para Mac

Tem mais: a lista de contatos ficou mais intuitiva e, tal como o Hangouts (que ganhou uma versão para Chrome OS e Windows hoje), passou a exibir as fotos dos usuários dentro de círculos.

Quer experimentar? Então baixe o Skype for Mac 7.0 aqui. A versão para Windows está disponível neste link, mas como é uma prévia, pode apresentar falhas ou instabilidades. A Microsoft não deu previsão de lançamento da versão definitiva.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados