Assange pede que América Latina crie seus próprios buscadores e redes sociais

Júlio Câmara
Por
• Atualizado há 2 semanas
Assange pede que América Latina crie seus próprios buscadores e redes sociais

No Encontro Nacional de Governança na Internet, realizado em Quito, no Equador, Julian Assange pediu que “os países do sul” criem seus próprios buscadores e redes sociais para combater a espionagem dos Estados Unidos sobre suas comunicações. Responsável pelo encerramento do encontro realizado no dia 27 de novembro, o fundador do WikiLeaks afirmou que 98% dos dados de todo o mundo são interceptados pelo governo norte-americano e mudar esse cenário é essencial para a América Latina “alcançar sua soberania”.

Para Assange, a Rússia e a China dão exemplo quando desenvolvem seus próprios buscadores e redes sociais para substituir os estadunidenses Google, Facebook e Twitter. Entre as iniciativas do governo russo está uma lei, válida a partir de janeiro de 2015, que obriga as empresas a armazenarem os dados pessoais dos cidadãos russos em servidores localizados no território nacional.

O jornalista australiano está exilado na embaixada do Equador em Londres desde junho de 2012 para evitar ser extraditado para a Suécia. Entretanto, as autoridades britânicas não autorizam que ele viaje ao país que lhe concedeu asilo, obrigando que sua participação no debate fosse viabilizada por videoconferência. Recentemente, a Corte Suéca renovou seu pedido de extradição e, como resposta, o governo equatoriano também prolongou sua concessão de asilo.

O evento foi organizado pelo Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina em parceria com outras associações que promovem o software livre. Entre os convidados internacionais, estava o brasileiro Marcelo Branco, representando a Associação Software Livre.

Segundo os organizadores, a pauta dos debates é guiada pela construção de um modelo de governança na internet em que todos tenham acesso à rede de qualidade de forma universal, e que essa rede seja, igualitária, livre e aberta.

Com informações: Prensa Latina

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Júlio Câmara

Júlio Câmara

Comecei a blogar em 2008 escrevendo sobre tecnologia. No mesmo ano meu blog foi indicado como um dos "80 blogs que você não pode perder" pela revista Época. Hoje, com 21 anos, estudo jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e me dedico à editoria de tecnologia.

Relacionados