Vimeo dá os primeiros passos em direção ao 4K

Usuários Pro já podem fazer upload de vídeos com esta resolução, mas não transmissão

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Vimeo

A semana começou com uma boa notícia para os usuários mais assíduos do Vimeo. Nesta segunda-feira (8), a empresa revelou que os assinantes do Vimeo Pro (US$ 199 por ano) já podem fazer upload de conteúdo em 4K. Mas ainda não dá para ficar animado: permanece não sendo possível realizar transmissões nesta resolução.

O Vimeo é uma ferramenta de streaming que prioriza vídeos com qualidade profissional. Sendo assim, há quem estranhe o fato de o serviço ainda não suportar conteúdo em 4K, tal como o faz o YouTube, por exemplo, que começou a permitir vídeos com tamanha resolução em 2010.

Não é preciso vasculhar muito o fórum de ajuda do Vimeo para encontrar gente solicitando, de uma forma ou de outra, suporte a 4K. Por que então a resistência à ideia? “Ainda é cedo para este tipo de streaming”, explica o CTO da empresa Andrew Pile.

O executivo complementa sua resposta dizendo que a quantidade de dispositivos que podem reproduzir conteúdo em 4K é muito baixa. A exigência de larguras de banda generosas também deve explicar a decisão, embora Pile não tenha se referido a este aspecto.

Se o Vimeo mantém esta decisão, qual o sentido de permitir que usuários do plano Pro façam upload de vídeo em 4K? Conveniência e preparação para o futuro.

A companhia explica que muitos produtores estão subindo conteúdo em 4K ao serviço há algum tempo, mas que o processamento destes vídeos baixava a resolução. Agora isso não acontece mais. Os usuários Pro que quiserem disponibilizar seus vídeos em 4K para download via Vimeo conseguirão fazê-lo, portanto.

O serviço não dá prazos, mas confirma estar se preparando para oferecer streaming em 4K já nos próximos meses, talvez semanas – Andrew Pile ressalta que o suporte a esta resolução no iMac mais recente (a Apple chama a resolução do equipamento de “Retina 5K”) pode sinalizar o início de mudanças significativas no segmento.

Com informações: GigaOM

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados