Firefox Developer Edition
Firefox Developer Edition

A Mozilla lançou nesta semana a versão 38 do Firefox Developer Edition, como o nome indica, uma variação do navegador voltada a desenvolvedores. O principal atrativo do lançamento é a inclusão de uma versão de 64 bits do browser para Windows, o que sugere que os usuários finais da plataforma terão acesso à novidade em breve.

O Firefox tem versões de 64 bits no Linux há algum tempo. O mesmo vale para o OS X. No Windows a história é diferente. Problemas no desenvolvimento fizeram a Mozilla desistir do Firefox de 64 bits para a plataforma no final de 2012. Um mês depois, a organização retomou o projeto da versão, mas desde então surgiram poucas novidades.

No Firefox Developer Edition é possível encontrar recursos que a Mozilla testa antes de implementar na versão final do navegador. É uma estratégia coerente: a organização obtém feedback de quem explora mais a fundo os atributos do browser e, ao mesmo tempo, os desenvolvedores podem descobrir como suas aplicações se comportam em relação aos recursos existentes ali.

Como a versão de 64 bits apareceu primeiro no canal para desenvolvedores, fica fácil presumir que o Firefox baseado nessa arquitetura está bem próximo dos usuários finais.

O fato de a própria Mozilla ter explicado em seu comunicado que as versões de 32 bits têm como maior desvantagem o endereçamento de até 4 GB de RAM indica o quanto a organização está focada no assunto.

Não é por menos: na arquitetura de 64 bits, o browser pode lidar com muito mais memória, característica fundamental em uma época em que sites e serviços web ficam cada vez mais carregados de funcionalidades.

O Firefox Developer Edition traz ainda novos recursos ligados à API WebRTC, usada para comunicação via vídeo, voz e texto a partir navegador. Todas as novidades estão descritas aqui. O download da versão pode ser feito nesta página (o link inclui as edições para Linux e OS X).

Com informações: The Next Web

Relacionados