capitan-4

Hoje eu estava acompanhando o keynote da Apple, na WWDC, quando a empresa apresentou aquela que será a nova versão do OS X. O El Capitan vai focar principalmente em melhorias de performance, que convenhamos, é um dos principais problemas do Yosemite. As novidades visíveis são um tanto sutis, mas tem o tal do Split View que me chamou a atenção.

Se você utilizou o Windows desde que a versão 7 foi lançada, deve saber que essa “novidade” é mais velha que OS X Snow Leopard, de 2009. Mas verdade seja dita: esse recurso é uma puta mão na roda e a Apple demorou pra copiar.

SE STEVE JOBS ESTIVESSE VIV… deixa pra lá, vai!

A minha dica de hoje é pra você, que é apressado como eu, e não está com saco para esperar até o fim do ano. Existe uma forma de “habilitar” esse recurso no OS X Yosemite (e até nas versões anteriores), utilizando um app free chamado BetterTouchTool. Na verdade ele é um customizador de gestures – você consegue criar gestos (duh) para o Trackpad, Magic Mouse, mouse comum e até o Leap Motion (!), e associar essas ações com aplicativos específicos (ou com o sistema todo, mesmo).

bettertouchtool

Mas ele também possui o recurso de Snapping, que funciona de forma muito parecida ao Split View. Você pode acoplar as janelas às laterais do monitor, dividindo a tela em duas, ou pode acoplar elas aos cantos, dividindo o monitor em até quatro partes.

bettertouchtool-snapping
Repare que dá até pra customizar quanto da tela cada lateral deve ocupar

Além disso, ao arrastar a janela para a parte superior da tela, ela é maximizada. E essa função (novamente, tão besta pra quem usa Windows) é muito interessante, já que no OS X o conceito de maximizar não existe (aqui é zoom, ou fullscreen. Quase sempre detesto as duas).

bettertouchtool-2

O ponto negativo é que, ao redimensionar a largura (ou altura) de uma das janelas do grid, o tamanho das outras não se ajusta automaticamente (como acontece no Windows 8 e também no Split View). De qualquer forma, enquanto a versão final do El Capitan não for liberada, o BetterTouchTool já serve de quebra galho.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados