Anac libera uso de celulares durante todo o voo

Gol já permite que passageiros mantenham dispositivos eletrônicos ligados

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 semana
Avião

A Agência Nacional de Aviação (Anac) finalmente liberou o uso de celulares durante todo o voo. A medida chega dois anos após a Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos lançar regra similar depois de concluir um profundo estudo que não revelou nenhuma anomalia no uso de eletrônicos durante as viagens áereas.

A primeira autorização foi emitida na última quinta-feira (2) para a Gol, permitindo que os clientes da companhia aérea continuem usando seus gadgets sem precisar desligá-los nos procedimentos de decolagem e aterrissagem. No entanto, foi mantida a exigência de deixar o dispositivo no modo avião durante todo o voo.

Continua sendo proibido fazer ligações e navegar na internet após o fechamento das portas da aeronave – esse é o momento no qual você deverá ativar o modo avião. Durante os procedimentos de decolagem e aterrissagem, a companhia aérea poderá orientar o passageiro a guardar seu dispositivo no bolsão da poltrona a frente, para evitar que o objeto seja lançado no caso de alguma manobra brusca.

Apesar da Gol ser a pioneira, a Anac está analisando pedidos da Avianca, Azul e TAM. Portanto, não deve demorar muito para que isso se torne padrão em todas as companhias aéreas brasileiras. Enquanto isso não acontece, contente-se em ligar seu dispositivo apenas durante voo em cruzeiro ou quando o aviso de atar cintos de segurança estiver desligado.

Com informações: Folha de S.Paulo

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados