Carros do Street View medirão a poluição do ar

Em parceria com a Aclima, buscador registra informações que ajudam a determinar a qualidade do ar

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 semanas

Os carros do Google Street View passeiam pelas ruas do mundo todo. Como torná-los mais úteis para o bem-estar da população? Simples: a Aclima, uma companhia especializada em sensores ambientais, anunciou nesta quarta-feira (29) que fez uma série de testes com o Google para implantar os sensores nos carros do Street View.

A partir da instalação, é possível medir a qualidade do ar ao analisar níveis de gases como dióxido de carbono, monóxido de carbono, metano e outros poluentes que, em excesso, afetam a sua saúde. O teste foi conduzido na cidade de Denver com a ajuda da NASA e da Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês).

Ao equipar os carros do Street View com os sensores da Aclima, as empresas coletaram dados por 750 horas de direção, que foram correlacionados com as medições feitas pela EPA. Assim, a agência pode medir com mais precisão se a qualidade do ar está de acordo com os padrões recomendados.

Com todas essas informações, ainda é possível criar mapas de poluição do ar de alta-qualidade, informações cada vez mais necessárias para as cidades, segundo Davida Herzl, co-fundadora e presidente da Aclima. “Esperamos que estes dados farão com que mais pessoas […] entrem no debate sobre como melhorar a qualidade do ar”, disse.

Embora o teste piloto tenha se limitado à cidade de Denver, o Google e a Aclima pretendem estendê-lo para a baía de São Francisco até o fim do ano.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados