Você pode fazer ligações interurbanas de graça em orelhões da Oi nestes 14 estados
A partir desta quinta-feira (1º), você poderá fazer ligações interurbanas para telefones fixos sem pagar nada nos orelhões da Oi em 14 estados. A medida foi imposta pela Anatel como uma punição pelo fato da operadora não cumprir os patamares mínimos de disponibilidade de telefones públicos nessas regiões.
A determinação vale para os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nesses locais, a Oi não atingiu duas metas: disponibilidade de orelhões no estado (mínimo de 90%) e disponibilidade de orelhões em locais atendidos apenas por telefones públicos (mínimo de 95%).
![orelhao-oi](https://files.tecnoblog.net/wp-content/uploads/2015/10/orelhao-oi-700x525.jpg)
A operadora está sendo obrigada a oferecer ligações gratuitas para telefones fixos nos orelhões desde abril, quando a punição valia para 15 estados. Depois da última medição realizada pela Anatel, no dia 30 de agosto, apenas Sergipe passou a atender os patamares mínimos de qualidade de orelhões, onde a Oi pode voltar a cobrar pelas chamadas.
As medições de qualidade são feitas pela Anatel a cada seis meses, e a punição aumenta com o tempo. Nos estados em que a Oi não atingir os índices mínimos nas medições de 29 de fevereiro e 30 de agosto de 2016, a operadora será obrigada a oferecer ligações locais para celulares (a partir de abril) e ligações interurbanas para celulares (a partir de outubro) sem cobrar nada.
Pelas regras, as concessionárias de telefonia são obrigadas a disponibilizar orelhões, mas a popularização dos celulares faz com que a utilização dos telefones públicos seja cada vez menor — e o dinheiro que as operadoras ganham com os orelhões muitas vezes não pagam a manutenção dos terminais. A Oi é a maior concessionária de telefonia fixa do país, possuindo concessões em todos os estados, exceto São Paulo.
Com informações: Agência Brasil.