Não contente em ser a única operadora de banda larga que em 2009 foi obrigada a interromper a venda de novas assinaturas do Speedy devido a falhas, a Telefônica agora quer atuar em mais um segmento das telecomunicações no Brasil: a telefonia celular.

A informação foi dada por Antônio Valente, presidente do grupo Telefônica, na semana em que a consulta pública sobre o lançamento das MVNOs (Mobile Virtual Network Operator, ou operador de rede virtual móvel) é encerrada. De acordo com Valente, o espectro brasileiro de telecomunicações precisa ter uma aplicação mais eficiente.

A diferença é que, ao ser uma MVNO, a Telefônica não precisaria criar uma infraestrutura própria de antenas, fibras óticas, e por aí vai. Ela poderia simplesmente alugar essa infra de uma operadora “normal” que não esteja utilizando toda a capacidade de transmissão de dados.

No caso da Telefônica, a intenção é criar uma empresa de telefonia celular com a marca Telefônica, que é muito forte no Estado de São Paulo, mas sem gastar dinheiro com expansão de rede celular. Para isso, a empresa poderia alugar o que sobra do espectro da Vivo, controlada pela espanhola Telefónica e pela Portugal Telecom.

O problema é que, ao menos por enquanto, a Telefônica não poderia fazer esse movimento. A Anatel ainda impede que empresas de telefonia fixa contratem a rede celular de suas irmãs nesse segmento (Telefônica e Vivo são parcialmente controladas pela Telefónica da Espanha). Valente quer convencer o órgão a mudar essa restrição.

Se pensar bem, o mesmo poderia ser aplicado à Embratel, que teria opção de lançar a marca Embratel Celular tirando proveito da rede da Claro (ambas de controle da mexicana América Móvil). Até mesmo a Net, também de Carlos Slim, teria interesse em fortificar seu Net Fone por meio da rede celular.

A Oi atualmente é a única operadora que se mostra contra a entrada de MVNOs no país. A empresa, que já tem uma operadora de telefonia celular com mesmo nome – Oi Móvel -, alega que o mercado de telecomunicações ainda tem rentabilidade muito baixa.

Retorno do nome

Caso a Telefônica opte por usar a marca Telefônica Celular, estará ressuscitando um nome que já existiu. Antes da união de operadoras que deu origem à Vivo em 2006, uma empresa com esse nome controlada pela Telefónica oferecia serviço de telecomunicações nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

[via DCI, Teletime]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados