Como funciona a ArcaBoard, uma hoverboard que flutua em qualquer superfície

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 semanas

Agora sim, 2015 já pode terminar. O ano marca os 30 anos do filme De Volta para o Futuro, em que Marty McFly dava voltas em uma hoverboard. Em 2015 tivemos várias delas, como a Slide, da Lexus, e a nova geração da Hendo Hoverboard, que já havia aparecido no Kickstarter anteriormente. O problema é que nenhuma delas realmente pairava sobre qualquer superfície, como o skate flutuante do filme. Com a ArcaBoard, esse paradigma começa a mudar.

No vídeo de demonstração, a ArcaBoard aparece levitando por cima das superfícies mais comuns (como o asfalto, por exemplo) sem nenhum problema. Seria até difícil de acreditar se todos os detalhes de seu funcionamento não estivessem minimamente explicados e ela não fosse fabricada pela empresa romena ARCA (Associação Romena de Aeronáutica e Astronáutica).

A companhia, também conhecida como Arca Space, já participou de eventos como o Google X Lunar Prize e obteve autorização do governo da Romênia e da Associação Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) para trabalhar com foguetes estratosféricos e balões. Ainda com suas ambições no espaço (só que agora metaforicamente), a Arca resolveu lançar comercialmente uma hoverboard que funciona em qualquer superfície.

arcaboard-2

Não se engane: o funcionamento da ArcaBoard não é nada parecido com o da hoverboard da Lexus, por exemplo. Enquanto a Slide funciona por levitação magnética (e precisa de uma trilha de ímãs embaixo para levitar), a ArcaBoard tem 36 ventoinhas elétricas de alta potência, gerando mais de 272 cavalos e 195 quilos de impulso.

Assim, combinada com uma série de baterias de polímero de lítio (LiPo), ela consegue ficar no ar por apenas seis minutos. Depois disso, você precisará plugá-la na tomada por seis horas (!) para completar uma carga. A não ser, é claro, que você compre o ArcaDock, um acessório de US$ 4,5 mil para carregá-la em 35 minutos.

Como você pode ver na imagem acima, a ArcaBoard tem alguns equipamentos para garantir uma boa flutuação. Há sensores de proximidade e um sistema de estabilização, que não deixa você cair da sua caríssima hoverboard. Com tudo isso dentro, podemos concordar que a beleza não é exatamente o forte da ArcaBoard.

Um problema de usar esses equipamentos (relativamente) grandes é que a ArcaBoard fica bem maior do que a hoverboard da Lexus, por exemplo. Ela mede 145×76 cm, tem 15 cm (!) de espessura e pesa 82 kg (!!). Certamente não deve ser fácil carregá-la por aí, além da movimentação parecer ter sido um tanto quanto difícil, como visto neste vídeo de demonstração:

Bom, pelo menos ela pode flutuar sobre praticamente qualquer superfície, incluindo terra, água, neve e até gelo, a uma velocidade de até 20 km/h. Na demonstração acima, é possível vê-la deslizando pelo asfalto a uma velocidade muito baixa e, muitas vezes, ela só flutua e pouco se movimenta. Mas, ei, funciona. É isso que importa, né?

Por ser tão difícil assim de controlar, você pode descer da ArcaBoard, sacar seu smartphone e movimentar o dispositivo, uma vez que o equipamento tem aplicativo para Android e iOS. A conexão é feita via Bluetooth e o app pode ativar o sistema de estabilização e até controlar a navegação por gestos com a mão.

De qualquer forma, ainda não é hora de sair pela rua e ver alguém ir flutuando com uma hoverboard para o trabalho. O tamanho e o peso da ArcaBoard limitam muito sua mobilidade, sem falar do preço. Eu já mencionei que ela custa quase US$ 20 mil? Vinte. Mil. Dólares. O dobro do preço da Hendo Hoverboard.

Você já pode comprar a ArcaBoard, disponível nas cores bege, azul e verde, se tiver muito dinheiro sobrando. No entanto, ela só deve chegar em abril de 2016.

Com informações: Gizmag, The Next Web, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados