Durante a Futurecom, a TIM tomou a liderança de cobertura 4G da Vivo e prometeu fechar o ano de 2015 com pelo menos 400 municípios utilizando a nova tecnologia. Parece que tudo deu certo: a operadora anunciou que sua rede 4G está disponível em 411 cidades brasileiras, alcançando 59% de toda a população urbana do país.

Foi uma longa caminhada para isso: somente em 2015, a operadora implementou rede 4G em 366 novas cidades. Até pouco tempo, a Vivo mantinha liderança e a Claro ficava em segundo lugar, enquanto a TIM aparecia discretamente com pouco mais de 45 municípios cobertos. Após atingir a meta, a TIM prometeu dobrar a meta (ou mais do que isso): a cobertura 4G deve chegar a 1.000 cidades ao longo do ano.

A operadora se orgulha em dizer que 65% dos sites 4G são conectados via fibra ótica, o que garante melhor qualidade para escoamento de tráfego de dados e deixa mais fácil a implementação de uma futura rede 5G. Um dos grandes motivos para a expansão tão rápida da rede LTE é o aproveitamento da faixa de 1.800 MHz, utilizada anteriormente para redes 2G. Por se tratar de uma frequência menor do que os habituais 2.600 MHz, não há necessidade de tantas estações rádio-base como no principal padrão adotado pelo Brasil.

Atualmente, a Claro segue em segundo lugar na cobertura 4G com 187 municípios, enquanto Vivo cobre 183 e a Oi 147. A cobertura 3G da TIM também cresceu consideravelmente no ano de 2015: foram 503 novos municípios, fechando a marca de 1839 cidades cobertas com tecnologia HSPA. Ainda assim, a operadora fica atrás de Vivo (3.524 municípios) e Claro (2.262 municípios).

Se cuida, concorrência.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados