Aí está um número que merece ser comemorado: o número de brasileiros com acesso à internet cresceu incríveis 8% somente no ano passado. Ao fim do quarto trimestre de 2009, 67,5 milhões de pessoas tinham como acessar a grande rede. Os dados são do Ibope Nielsen Online.

Para fins de pesquisa, são considerados brasileiros com pelo menos 16 anos de idade, com acesso à internet a partir de casa, trabalho, escola, faculdade, lan-house e biblioteca. Embora o total seja de 67,5 milhões, quase metade tem acesso à internet em casa ou no trabalho: 47 milhões de brasileiros.

O número de internautas ativos no Brasil em fevereiro de 2010 foi de 36,7 milhões.

Número de internautas em 2010.

Educação sai na frente

O mesmo Ibope também divulgou resultado sobre a audiência dos websites acessados no país. A categoria que mais cresceu foi Educação e Carreiras, cujo aumento foi de 5,6% em relação a janeiro/2010. Já Finanças e Investimentos teve crescimento de 2,9% em relação ao mês anterior; Governo e Entidades sem Fins lucrativos cresceu 1,7%; e Notícias e Informação ficou na lanterna com crescimento de apenas 1,5%.

A forma de metragem do Ibope é meio complicada. O instituto não monitora – até porque não teria como fazer isso – todos os sites brasileiros. Em vez disso, fica de olho apenas em sites mantidos por grandes empresas e com grandes audiências, o que pode colocar em xeque a confiabilidade da pesquisa.

[via Ibope Nielsen Online, com informações da Folha Online]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados