Arquivo Gadgets

Em 2015, 50% das crianças usarão computadores sem teclado

João Brunelli Moreno
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Previsão feita pela empresa Gartner afirma que até 2015 metade dos computadores comprados para jovens de até 15 anos de idade dispensarão os tradicionais teclados e mouses em troca de uma simples tela sensível ao toque.

“Apesar de existir há 20 anos, foi o fenômeno do iPhone que despertou o interesse dos usuários finais para a tecnologia”, afirma o relatório, que completa: “a presença da tecnologia touchscreen em um gadget de tela grande, como o iPad, despertou toda uma onda de especulações a respeito de mudanças na empresa.

Os dados apontam que a geração dos nascidos a partir dos anos 2000 teve seu primeiro contato com computadores e smartphones como um brinquedo, e que ela será a primeira a não ter pudores de abandonar o velho sistema de entrada em troca de alguma coisa mais dinâmica. Com ajuda, claro, de uma forcinha econômica:

“Com a queda nos preços, o maior mercado para dispositivos com tela sensível ao toque será o da educação. Crianças que estarão entrando na escola irão considerar a manipulação direta de elementos na tela uma maneira natural de interagir com seus computadores”, completa o relatório.

Já nas empresas, o avanço da “nova” tecnologia promete ser mais lento: em cinco anos, prevê-se que 10% nas máquinas usadas em ambiente corporativo dispensem teclados e mouses.

João Brunelli Moreno

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque