Novos SSDs da Samsung superam velocidade de 3 GB/s e guardam até 2 TB

Modelos 960 Evo e 960 Pro chegam ao mercado em outubro

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Linhas Samsung 960

Estamos vendo SSDs com capacidades de armazenamento bastante generosas surgirem, mas velocidade também é importante, certo? A Samsung vai por esse caminho: a companhia está lançando as unidades 960 Evo e 960 Pro, que se destacam justamente pelas taxas de transferência de dados.

A linha Samsung 960 Evo tem memória V-NAND do tipo TLC (Triple-Level Cell) e estará disponível em versões com 250 GB, 500 GB e 1 TB. Já os modelos 960 Pro utilizam tecnologia V-NAND do tipo MLC (Multi-Level Cell) e chegarão com as seguintes opções de armazenamento: 512 GB, 1 TB e 2 TB.

Como o nome sugere, as unidades 960 Pro são mais avançadas. Para esses modelos, a Samsung promete taxas de até 3,5 GB/s (gigabytes por segundo) nas operações de leitura e 2,1 GB/s na escrita. Essas unidades também fazem até 440 mil operações aleatórias por segundo na leitura (IOPS), além de 360 mil operações na escrita.

Os SSDs 960 Evo não ficam muito atrás: são até 3,2 GB/s na leitura e 1,9 GB/s na escrita. Aqui, há até 380 mil operações aleatórias por segundo na leitura e 360 mil na escrita.

Temos uma evolução bastante perceptível aqui. Só para você ter ideia, a linha Samsung 950 Pro chegou ao mercado no ano passado oferecendo taxas de leitura e gravação de até 2,5 GB/s e 1,5 GB/s, respectivamente.

Em parte, o milagre se deve ao formato M.2 que, nas novas unidades, utiliza interface PCI Express 3.0 x4 combinada com o NVMe (Non-Volatile Memory Express), padrão criado por um consórcio com mais de 80 empresas que visa justamente melhorar o desempenho dos SSDs.

Mas o novo controlador Polaris também tem papel importante nessa história: trata-se de um chip com cinco núcleos, com um deles dedicado à comunicação externa e os outros quatro respondendo pelo gerenciamento da memória flash.

As vendas começam em outubro. Nos Estados Unidos, a linha Samsung 960 Evo custará a partir de US$ 130 com garantia de três anos. Já as unidades Samsung 960 Pro terão preço inicial de US$ 330 e garantia de cinco anos. Não há previsão de lançamento no Brasil, mas você sabe como funciona, né? Esses SSDs serão tudo quando chegarem aqui (se chegarem), menos baratos.

Com informações: AnandTech

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados