Este site mostra que tudo o que você faz na internet pode ser rastreado

Diego Melo
Por
• Atualizado há 1 semana

Quantas vezes você reparou que, ao procurar por um produto em alguma loja virtual, ele começa a aparecer em todas as propagandas dos outros sites que você visita?

Isso acontece porque praticamente tudo o que você faz na internet pode ser rastreado. E graças ao Clickclickclick.click, um experimento web criado por pesquisadores holandeses, você pode ter uma boa ideia de como isso funciona.

clickclickclickclick

Ao acessar o site pela primeira vez, você encontra um enorme botão verde e um cursor piscando. Em poucos segundos, mesmo sem fazer nada, ele já começa a rastrear seus dados, mostrando na tela qual navegador você está usando, quantos núcleos tem a CPU da sua máquina, se fez algum movimento com o mouse, entre outras informações.

Cada ação que você toma é registrada e descrita tanto na tela quanto por uma voz meio robótica (e meio sarcástica). O site também compara suas ações com as de outros usuários, e até tenta adivinhar algumas informações mais pessoais (como o gênero) com base no seu comportamento. Até mesmo o que você faz fora do site pode ser capturado.

click1

A partir daí, o Clickclickclick começa a funcionar como um esquisito, porém viciante, jogo de clicar. Após algum tempo, certas ações desbloqueiam conquistas, como clicar 100 vezes no botão, abrir o site em outros navegadores, não clicar em nada por um determinado tempo, etc. São mais de 100 achievements diferentes, que são bem difíceis de completar: eu quase não consegui passar dos 45% na minha primeira tentativa.

O Clickclickclick foi criado pelo VPRO Medialab, em colaboração com o projeto WE ARE DATA, para demonstrar como quase sempre estamos sendo constantemente vigiados na internet (muitas vezes sem o nosso consentimento) e como essas informações têm se tornado cada vez mais valiosas para as empresas. Portanto, quando parecer que aquele produto que você pesquisou está magicamente te perseguindo pela internet, saiba que isso não é uma mera coincidência.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Canal Exclusivo

Relacionados