Chrome - download

Você achou um site com diversas páginas interessantes, mas daqui a pouco entrará em um avião e ficará sem conexão. Não seria ótimo salvar esse conteúdo para ler durante o voo? Pois saiba que, a partir da versão 55, o Chrome para Android passa oficialmente a permitir que você faça download de páginas inteiras, incluindo as imagens presentes nelas. Também ficará mais fácil baixar vídeos e arquivos de áudio.

Salvar conteúdo para acesso offline é bem fácil. Tudo o que você precisa fazer é, com a página a ser baixada aberta, entrar no menu do Chrome e, posteriormente, tocar no ícone de download (ao lado do ícone de favoritos).

Todas as páginas baixadas estarão disponíveis na opção Downloads do mesmo menu. Ao abrí-la, você também encontrará ali vídeos, imagens, áudios e outros materiais baixados, tudo em ordem cronológica e com informação do espaço ocupado por cada arquivo.

O recurso já vinha sendo testado nas versões para desenvolvedores do Chrome

O recurso vinha sendo testado há algum tempo nas versões para desenvolvedores do Chrome

Além de poder acessar o conteúdo baixado a qualquer momento, o Chrome permitirá que você envie os arquivos baixados a outros usuários rapidamente — você poderá compartilhar por email um arquivo de áudio, por exemplo.

Mas é mesmo a possibilidade de acessar o conteúdo quando não houver conexão disponível ou for necessário economizar dados que se destaca na atualização. Até me pergunto se, eventualmente, usuários que usam serviços como Pocket e Instapaper apenas para esse fim não os abandonarão, a despeito de esses aplicativos oferecerem vários recursos que melhoram a experiência de leitura.

Outras novidades do Chrome 55 para Android incluem ajustes no visual, as habituais correções de falhas e melhorias no desempenho que, segundo o Google, deixarão o navegador menos pesado, especialmente em dispositivos que têm 1 GB ou menos de RAM.

Como sempre, a atualização está sendo liberada gradativamente. Assim, se você ainda não tem o Chrome 55 para Android, precisa apenas aguardar um pouco.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados