Bluetooth 5 tem o dobro de velocidade e está pronto para chegar aos seus novos gadgets

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas
Bluetooth 5

O Bluetooth SIG, consórcio responsável pela tecnologia que leva seu nome, anunciou nesta quarta-feira (7) que o Bluetooth 5, nova versão do padrão de transmissão de dados sem fio, está pronto para ser adotado pelas fabricantes de eletrônicos ao redor do mundo. Ele será duas vezes mais rápido e terá quatro vezes mais alcance em relação ao atual Bluetooth 4.2.

O Bluetooth 5 é focado em internet das coisas, por isso, o consórcio investiu para melhorar o alcance da tecnologia — os equipamentos poderão se comunicar entre si a distâncias de até 40 metros, o suficiente para que todos os dispositivos inteligentes de um apartamento médio possam trocar informações. A velocidade também aumentou: passou dos teóricos 24 Mb/s para 50 Mb/s.

Outra novidade é que o Bluetooth 5 trouxe melhorias na especificação para reduzir potenciais interferências com outras tecnologias de transmissão sem fio, especialmente Wi-Fi e LTE. Eu já comentei que meu fone de ouvido Bluetooth sempre dá uns engasgos na reprodução de música sempre que passo por um ponto na Avenida Paulista, em São Paulo; a nova versão (e um novo fone) devem resolver o problema.

bluetooth-5

Apesar das boas novidades para a internet das coisas, não espere que o Bluetooth 5 traga alguma melhoria em qualidade de som, pelo menos por enquanto. Segundo o Engadget, uma tecnologia que melhore a compressão de áudio, latência e consumo de energia não deve aparecer antes de 2018. Atualmente, a maioria dos fones utiliza o codec aptX, da Qualcomm, que transmite a 352 kb/s e tem latência de até 2 ms.

A expectativa é que os primeiros smartphones, tablets, relógios, fones, lâmpadas e uma penca de outros gadgets com Bluetooth 5 cheguem no começo de 2017.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados