Arquivo Demais assuntos

França inaugura primeira estrada com painel solar

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Lembra das Solar Roadways? Uma ideia semelhante foi colocada em prática na França: uma pequena vila de 3.400 habitantes na Normandia ganhou nesta quarta-feira (21) a primeira estrada do mundo com painel solar, capaz de gerar energia elétrica para abastecer a rede de iluminação pública da região.

O trecho com painel solar tem 1 km de extensão e custou 5 milhões de euros (aproximadamente R$ 17 milhões). Mais de 2.000 motoristas devem passar pela Wattway todos os dias, e a tecnologia será testada pelos próximos dois anos para verificar se realmente é viável. A ministra da ecologia, Ségolène Royal, diz que um dos planos é construir 1 km de painéis solares a cada 1.000 km de estradas francesas.

Nem todo mundo gostou da ideia: segundo o The Guardian, os Países Baixos fizeram um projeto parecido em 2014, só que em ciclovias. O painel solar tem 70 metros de extensão e gerou 3.000 kWh, o que é suficiente para abastecer uma casa familiar durante um ano. O problema é que o projeto custou 3 milhões de euros (o equivalente a R$ 10 milhões). Com todo esse dinheiro, seria possível pagar 520.000 kWh de energia.

Os motivos da rejeição são simples. Primeiro, a tecnologia é cara demais: os painéis solares precisam ser mais resistentes para que milhares de bicicletas, carros ou até caminhões passem diariamente sem danificá-los. A estrada solar da Normandia é coberta com uma resina contendo folhas finas de silício, o que teoricamente permite o trânsito de caminhões de mais de 3.500 kg.

Além disso, justamente por estarem no chão, sem possibilidade de mudança de angulação para acompanhar o movimento do sol, esses painéis solares geram 30% menos energia do que se estivessem num telhado — mesmo custando bem mais. No caso da pequena vila francesa, a situação é ainda pior porque há apenas 44 dias de sol forte durante o ano (contra 170 em Marselha, por exemplo).

É um belo avanço, mas talvez a tecnologia tenha que melhorar muito para ser realmente interessante.

Tecnocast 016 – Pane no sistema

O Brasil passou por uma situação nada simples no setor energético, que se agravou por conta de uma crise hídrica, política e econômica. Neste episódio conversamos sobre como chegamos aqui e citamos alternativas de energias renováveis.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque