logo.gif

O mais recente aplicativo lançado pelo Google vem gerando muita polêmica no mundo da internet. Polêmicas geradas pela política de privacidade, onde explicitamente o software cita que serão gerados diversos logs de todas as páginas que você visita, e esses logs serão enviados para um servidor do Google, contendo informações pessoais ou não.

Mas, a maior expeculação em cima deste simples aplicativo é a forma com que ele supostamente faz as páginas serem carregadas mais rápidas. E é aí que mora a audácia do Google!

Quando uma página é carregada, pacotes de mensagens passam por milhares de kilômetros de fios, por satélites, hubs, roteadores, enfim, tudo isso em questão de milisegundos, até que o computador que requisitou a página comece a recebê-la diretamente do servidor de onde a mesma se encontra hospedada.

Quando uma página é carregada com o Google Web Accelerator, o caminho percorrido é totalmente refeito, de forma que o seu micro faz a requisição aos computadores do Google, que por sua vez carregam a página que você pediu, a armazenam em cache para depois lhe enviarem a mesma.

É isso mesmo que você leu! Na verdade, este aplicativo faz com que os servidores do Google acabem se tornando um proxy para a sua conexão, e à partir daí, adeus privacidade!

Mas o ponto mais crítico nesta história não fica na privacidade, e sim no monopólio. É isso mesmo, o monopólio do deus Google.

O uso deste software em massa no mundo implicará na queda de uma liberdade chamada internet. Mais que isso, também implicará em uma inibição de dados estatísticos reais aos webmasters e publicitários, isso sem contar que minimizará a diferença entre servidores de grande e pequeno porte.

É só imaginar, seria como se você estivesse navegando por trás de um proxy, este sevidor proxy estará armazenando todas as páginas carregadas por todos os usuários do mundo em cache, e só terá de puxar do servidor original as partes do site que foram atualizadas. Ao mesmo tempo, um log com tudo o que você acessa está sendo salvo nestes mesmos servidores do Google.

Para nós webmasters, perderíamos total controle sobre quem chega ao nosso site, de onde veio e etc. Tudo o que veríamos em nossos logs estatísticos seria Google Bot, este mesmo estaria representando todos os usuários que acessaram sua página, e ao mesmo tempo, os computadores do Google Search, os computadores do Google Accelerator e etc.

Dá pra imaginar o tamanho da ambição de uma empresa ao querer que a internet gire em torno dela? 😕

Você pode baixar o Google Web Accelerator neste link.
Deixe sua opinião, o que você leitor tem a dizer sobre isso?

Ps.: o Google Web Accelerator estava ativado em meu browser enquanto eu escrevia este artigo. Não consegui postar, e não consegui criar novas páginas no sistema, quando eu tentei fazê-lo recebi uma mensagem de erro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados