Arquivo Brasil

Apple pode ter fábrica no Brasil, diz jornal

João Brunelli Moreno
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

De olho em baratear alguns de seus produtos no efervescente mercado nacional, a Apple pode estar prestes a fechar um acordo para que Macbooks, iPods e até mesmo o todo-poderoso iPhone passem a ostentar o selo de “made in Brazil”. Segundo informações publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo (conteúdo disponível apenas para assinantes) do último domingo, desde o meio do ano passado a empresa da maçã estaria conversando com a Foxconn – que já monta diversos de seus produtos na China – para iniciar uma linha de montagem no país, mas as negociações se intensificaram nas duas últimas semanas.

Segundo a publicação, a Apple estaria disposta a fazer “algum investimento” para construir uma nova planta na cidade paulista de Jundiaí, onde atualmente a Foxxconn está instalada, e assim ter direito a descontos de impostos para a importação de componentes para seus equipamentos. Desta maneira, o iPhone, por exemplo, teria seu preço reduzido em aproximadamente 15%, o que aqueceria suas vendas, que estão relativamente mornas por aqui: enquanto o smartphone vendeu nada menos do que 9 milhões de unidades em todo mundo nos primeiros três meses de 2010, por aqui essa conta não passou dos 80 mil aparelhos no período.

Com a redução de preços, a expectiva da companhia é que o Macbook também se torne um dos líderes de vendas do segmento no país, abocanhando 1% do mercado neste ano e 5% em 2015.

Como era de se esperar, nenhuma das partes confirma ou desmente a história, que pode chegar a um final (feliz, espera-se) ainda neste ano.

João Brunelli Moreno

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque