Nesta sexta-feira a Apple publicou uma página de demonstração das capacidades do HTML5 em diversas aplicações na web. Há sete categorias através das quais a empresa mostra o poder do HTML5: vídeo, tipografia, galeria de imagens, transições, áudio, visão em 360º e realidade virtual.

Cada uma das categorias mostra uma demonstração do que se pode fazer hoje utilizando apenas HTML5, CSS3 e JavaScript. Além disso, um link é disponibilizado para que webdesigners possam ver como aquelas demonstrações foram criadas e possam se aproveitar dos recursos em seus próprios sites.

Nem todos navegadores já são compatíveis com esses padrões mais atuais. Por isso as demonstrações — ao menos oficialmente — só funcionam no Safari, quer seja a versão para Mac, Windows, iPhone, iPod Touch ou iPad.

A página que lista as demos tem ao fim um link para uma extensa lista de sites “prontos para o iPad” — aqueles que não usam Flash e têm todos seus vídeos convertidos para HMTL5/H.264 — e um link para a polêmica carta aberta de Steve Jobs, “Pensamentos sobre Flash”. Para completar a alfinetada na Adobe, a Apple ainda diz que “padrões [HTML5, CSS3 e JavaScript] não são adições à web. Eles são a web.”

Na demonstração de tipografia, além dos exemplos prontos, é possível formatar o seu próprio texto em tempo real através de uma interface criada apenas com HTML5, CSS3 e JavaScript.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados