Se você usa um computador antigo com o Ubuntu para alguma coisa (sim, há muitos usos para máquinas aparentemente inúteis), pode se preparar: a versão 10.10 do Ubuntu não terá suporte a processadores anteriores à arquitetura i686. Isso abrange uma boa quantidade de processadores antigos (meu antigo Pentium 100 está na lista).
![](https://files.tecnoblog.net/wp-content/uploads/2010/06/intel-mmx.jpg)
Em termos práticos isso não afetará o consumidor final comum (que imagino eu já usa equipamentos com mais de 10 anos de vida), mas a mudança afetará alguns netbooks, thin clients (que rodem LTSP, por exemplo) e sistemas de baixo consumo, como o Geode LX.
No Bug Tracker do Ubuntu já existem até mesmo alguns usuários reclamando que a Canonical não fez um anúncio oficial sobre o assunto, possibilitando que usuários tomem medidas a tempo (leia-se: chorar, espernear e no final procurar outra distro compatível). Segundo o Barrapunto, processadores com o saudoso K6 (que fez dobradinha com placas PC-Chips em muitos computadores baratos do começo da década passada) também deixarão de ser suportados.
A razão para isso é poder oferecer otimizações que só estão disponíveis em arquiteturas mais recentes. Assim, teríamos um sistema mais rápido e com outras melhorias. Sinceramente, faz sentido: Existem centenas de outras distros que você pode usar em computadores antigos e o Ubuntu como sistema para máquinas mais novas só tem a ganhar com essa mudança. Infelizmente, perde com isso boa parte do mercado de thin clients… E você, que vai ter que pegar aquele Pentium 100 que servia como servidor proxy na sua empresa e instalar outra distribuição Linux. 🙂