Arquivo Demais assuntos

Carros voadores: estamos quase lá

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Nos filmes que mostravam o futuro eu sempre vi carros voadores passeando pelas cidades. Sejam com dispositivos anti-gravidade ou com foguetes no lugar de rodas, os veículos ficavam a maior parte do tempo distantes do chão. Essa realidade pode estar mais perto do que se imagina, agora que o primeiro carro voador foi aprovado pela Federal Aviation Administration, ou Administração Federal de Aviação em tradução livre. O órgão determina o que voa e o que não voa no espaço aéreo norte-americano.

Chamado de Terrafugia Transition, o carro foi inventado em 2008 e em março de 2009 foi testado pela primeira vez. Apesar de estar 54 kg acima do permitido para a categoria “aeronave sport leve”, a FAA abriu uma exceção. Ele funciona com gasolina, tem asas dobráveis para entrar em qualquer garagem e autonomia de voo de até 740 km. No ar, sua velocidade máxima é de 185 km/h e ele precisa de uma pista de apenas meio quilômetro para decolar.

Ele não será um hovercraft parecido com as naves usadas em Matrix, mas é um carro voador ainda assim. E custará a bagatela de 200 mil dólares. Segundo a empresa, 70 pessoas já se interessaram em comprá-lo e todos eles deverão fazer um curso de 20 horas para conseguir a licença para pilotá-lo. Caso já não tenham a licença, claro.

Com informações: Geekologie.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque