Bella que ama Edward mas também quer ficar com Jacob. A historinha clichê da saga cinematográfica Crepúsculo você já sabe (ou não; eu tive que procurar na Wikipedia). Milhões de outros adolescentes enfurecidos também querem saber do assunto, e não poupam buscas no Google quando o assunto é a série de filmes e livros de Stephenie Meyer.

Claro que, uma hora, os cibercriminosos perceberiam a imensa procura por esse assunto e tirariam proveito dela. No caso de Crepúsculo, o terceiro filme estreou recentemente, junto com uma horda de websites falsos tentanto contaminar o computador do usuário. São os scarewares que estão fazendo a festa nesse momento.

Scareware: simula contaminação | Clique para ampliar

De acordo com o USA Today, está particularmente fácil de ser infectado:

  1. O fã procura no Google por “Twilight Eclipse Release Date” (a data de lançamento do filme Eclipse, da saga Twilight).
  2. Links disfarçados aparecem entre os primeiros resultados.
  3. Ao clicar no link, o navegador é redirecionado para um site controlado por scammers.
  4. Uma janela falsa do Windows informa que o computador está contaminado.
  5. O usuário tem a opção de prevenir ou reverter a contaminação, que fatalmente o levará a uma página para compra de aplicativos de manutenção (de qualidade duvidosa, diga-se de passagem).

Portanto, crianças: atenção redobrada na hora de pesquisar coisas relacionadas a Crepúsculo! Todo cuidado é pouco.

Com informações: USA Today

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados