O Ask.com bem que tentou, mas não conseguiu competir com o Google – líder absoluto do mercado de buscas – e os outros dois colocados do pódio, o Yahoo e o Bing. A empresa responsável pelo site informou que vai mudar a forma como oferece o serviço de busca, para se distanciar dos concorrentes.

Um novo motor de indexação foi criado especialmente para atender o propósito de entregar respostas para os usuários. Durante o ano de 2009, os algoritmos do Ask.com foram melhorados para indexar bem o conteúdo de sites como o Yahoo Answers e o ChaCha, que são espécies de fóruns com perguntas e respostas.

O novo Ask.com começa a funcionar nessa terça, ainda em caráter beta. Algumas sugestões de perguntas podem parecer esquisitas (quem é o anticristo, por exemplo), mas até que o buscador respondeu bem “quem é Justin Bieber?”).

Ask.com completa perguntas mais populares

“Em vez de procurar por relevância, nós procuramos por respostas”, disse Doug Leeds, presidente do Ask.com ao New York Times. De acordo com o executivo, mesmo na época em que o Ask.com oferecia buscas normais, as pessoas continuavam a inserir perguntas na caixa de busca.

O mordomo Jeeves, que figurava nas primeiras versões do Ask.com, no entanto, não estará presente no novo Ask.com. Uma pena.

Com informações: New York Times.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados