Arquivo Demais assuntos

Dupla de geeks cria computador que calcula 5 trilhões de dígitos de Pi

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Provando mais uma vez que pessoas com muito tempo nas mãos podem realizar feitos incríveis, dois geeks, um engenheiro japonês e um estudante americano de ciência da computação, conseguiram quebrar ontem o recorde mundial para dígitos calculados de Pi. Alexander Yee e Shigeru Kondo terão agora seus nomes reconhecidos mundialmente. Ao menos dentro dos círculos de geeks e aficionados por matemática.

Shigeru Kondo foi o engenheiro responsável por montar a máquina, cujo hardware não tinha nada de modesto. Dentre os itens usados estão incluídos dois processadores Intel Xeon X5680 com clock de 3.33 GHz e 12 núcleos, 96 GB de memória RAM DDR3 e 22 HDs diferentes totalizando 39 terabytes (1 TB para drive de boot, 6 TB para armazenar os dígitos de Pi e 32 TB para usar de memória dinâmica e processar os números). No total foram gastos quase 18 mil dólares montando esse monstro.

Já Alexander Yee foi quem criou o programa para calcular os dígitos de Pi, chamado Y-cruncher. Ele instalou-o no Windows Server 2008 R2 Enterprise de 64 bits que rodava na máquina e iniciou o programa. A partir daí, foi preciso aguardar por volta de três meses para chegar ao 5 trilionésimo dígito do conhecido número irracional.

O recorde anterior era do francês Fabrice Bellard, que usou um singelo computador desktop com um Intel Core i7 e 6GB de memória RAM para encontrar 2,7 trilhões de dígitos.

Com informações: Physorg, Gizmodo.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque