Qualcomm vai criar chips de 1,5 GHz para celulares

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 2 semanas

Os celulares Nexus One, Sony Xperia X10 e HTC Desire foram três dos primeiros aparelhos a contar com um processador Snapdragon de 1GHz. Eles ainda estão no topo no que se diz respeito a poder de processamento móvel disponível no mercado. Mas em pouco mais de dois meses a mesma fabricante do Snapdragon vai tornar esse chip em um pedaço do passado quando eles finalmente começarem a produzir um novo modelo com dois núcleos.

O primeiro Snapdragon dual core foi anunciado pela Qualcomm em junho. Segundo a empresa, o clock da nova versão será de 1,5GHz, 300MHz a mais do que a anterior. Isso é poder de processamento o suficiente para suportar playback e gravação de vídeos em 1080p inclusive pela saída HDMI. De quebra, ele ainda consegue ser 30% mais econômico no que diz respeito à vida da bateria. Isso vai ser possível através da tecnologia de escala de voltagem, que desliga um dos núcleos quando ele não está sendo usado.

A Qualcomm também diz que vai começar a fabricar os novos chips em outubro e espera que celulares, tablets e outros dispositivos com tais processadores já estejam disponíveis para compra (com alguma sorte) antes do natal.

Confesso que esperava essa evolução, já que os chips para dispositivos móveis estão quase alcançado os chips para notebooks e até desktops. Mas como eles conseguiram chegar a esse poder de processamento e ainda economizar energia da bateria? Eu sou oldschool e acredito que foi magia negra misturada com feitiçaria. =P

Com informações: MobileCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados