Já houve polêmica nos Estados Unidos depois que, de dentro dos militares do país, surgiu o termo Morte por PowerPoint (Death by PowerPoint), que consistiria da perda de vidas devido ao excesso de informações durante a tomada de decisão, principalmente por meio do Microsoft PowerPoint. Nessa semana a Morte por PPT fez mais uma vítima.

O coronel Lawrence Sellin, um reservista de 61 anos que lutou nas guerras do Afeganistão e do Iraque, trabalhava na força tarefa que é mantida até hoje na cidade de Kabul, a maior do Afeganistão, foi demitido depois de escrever um artigo opinativo no qual simplesmente detona a organização militar naquele país.

“Para funcionários de quarteis-generais, guerra consiste amplamente em modificações sem fim em slides do PowerPoint para estar de acordo com as idiossincrasias de generais cognitivamente avariados para alimentá-los de informação colher por colher”, escreveu Sellin (em tradução livre).

48 horas depois de publicar o artigo, o coronel estava sendo desligado do trabalho que conduzia numa parceria entre o exército americano e a OTAN, a associação de países do Hemisfério Norte para defesa conjunta.

De acordo com um porta-voz da OTAN, o coronel violou uma diretriz da organização, e por isso foi demitido. A diretriz 95-1 da organização pune oficiais que tenham falhado ao se apresentar à mídia sem intermédio de um relações-públicas designado especificamente para isso.

Em outras palavras, o coronel Sellin publicou seu artigo como oficial militar, porém sem intermédio de alguma autoridade militar responsável por isso. Foi demitido.

Bill Gates é adepto da Death by PowerPoint

Com informações: Wired – Danger Room.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados