Arquivo Demais assuntos

Coronel americano fala mal do PowerPoint e é demitido

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Já houve polêmica nos Estados Unidos depois que, de dentro dos militares do país, surgiu o termo Morte por PowerPoint (Death by PowerPoint), que consistiria da perda de vidas devido ao excesso de informações durante a tomada de decisão, principalmente por meio do Microsoft PowerPoint. Nessa semana a Morte por PPT fez mais uma vítima.

O coronel Lawrence Sellin, um reservista de 61 anos que lutou nas guerras do Afeganistão e do Iraque, trabalhava na força tarefa que é mantida até hoje na cidade de Kabul, a maior do Afeganistão, foi demitido depois de escrever um artigo opinativo no qual simplesmente detona a organização militar naquele país.

“Para funcionários de quarteis-generais, guerra consiste amplamente em modificações sem fim em slides do PowerPoint para estar de acordo com as idiossincrasias de generais cognitivamente avariados para alimentá-los de informação colher por colher”, escreveu Sellin (em tradução livre).

48 horas depois de publicar o artigo, o coronel estava sendo desligado do trabalho que conduzia numa parceria entre o exército americano e a OTAN, a associação de países do Hemisfério Norte para defesa conjunta.

De acordo com um porta-voz da OTAN, o coronel violou uma diretriz da organização, e por isso foi demitido. A diretriz 95-1 da organização pune oficiais que tenham falhado ao se apresentar à mídia sem intermédio de um relações-públicas designado especificamente para isso.

Em outras palavras, o coronel Sellin publicou seu artigo como oficial militar, porém sem intermédio de alguma autoridade militar responsável por isso. Foi demitido.

Bill Gates é adepto da Death by PowerPoint

Com informações: Wired – Danger Room.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque