Android estará em segundo lugar no ano que vem, diz instituto

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

A mais recente previsão do instituto de pesquisa e consultoria Gartner crava uma aposta interessante: o Android será o segundo sistema operacional móvel mais usado já no ano que vem. De acordo com a previsão do órgão, o Symbian seguirá dominando o mercado de celulares pelo menos até 2014.

Para o Gartner, o Symbian continuará como principal plataforma graças ao volume de vendas da Nokia – atualmente o maior vendedor de dispositivos móveis (celulares e smartphones) do mundo – e aos novos produtos com apelo de massa que a empresa deve colocar no mercado nos próximos meses.

Em segundo, lá está o Google. Com atuais 17,7% de concentração de mercado, a plataforma deve subir para 22,2% no ano que vem e atingir a marca de 29,6% em 2014. Naquele ano, acredita o Gartner, o Android estará menos de um ponto percentual de distância do Symbian, que deverá ter 30,2%. A aposta do Gartner é que Samsung, LG e Motorola, entre outros fabricantes, alavanquem o uso de Android ao vender mais produtos com o sistema.

Participação de mercado de cada OS (Gartner)

E quanto ao iPhone OS? A tendência é de alta até 2011, seguida de uma queda em 2014, quando terá 14,9% do mercado. Estará próxima da RIM, com previsão de chegar a 15% em 2011 e despencar para 11,7% em 2014.

Quem não vai gostar muito do gráfico é Steve Ballmer. Se depender dos analistas do Gartner, o Windows Phone deverá manter-se estável até 2011, quando ficará na casa dos 5,2%. Já em 2014, três anos depois, o market share da plataforma não deverá passar dos 4%.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados