Essas redes sociais são mesmo uma febre, não? Tanto que as principais operadoras de telefonia do Brasil já se movimentaram para oferecer pacotes vantajosos para quem gosta de xingar muito no Twitter ou ter sua privacidade invadida pela galera do Facebook. Agora chegou a vez da Claro ter uma promoção específica para esse tipo de público.

Por enquanto, as quatro redes sociais contempladas pela ação da Claro são Orkut, Twitter, Facebook e LinkedIn. Isso significa que o usuário terá acesso irrestrito a esses serviços. No entanto, como todo bom contrato de telefonia móvel, há algumas restrições a serem observadas. E a primeira delas diz justamente aos clientes elegíveis para a oferta: eles necessariamente deverão ser assinantes de algum plano de dados, sendo que o mais simples é o Sob Medida com 10 MB de franquia mensal.

Ao contratá-lo, o cliente poderá usufruir dos 10 MB para acessar o Tecnoblog, por exemplo. Já quando estiver no Twitter, Facebook, Orkut ou LinkedIn, esse acesso não será tarifado. Redes sociais de graça por um ano, essa é a proposta da Claro.

O porém — sim, tem mais restrição — é que o acesso deverá ser feito de duas formas: ou a partir do Portal Claro Ideias WAP (faz tempo que não vejo esse termo), ou entrando nos endereços dos websites voltados para dispositivos móveis. De acordo com a operadora, o cliente deverá necessariamente que acessar as redes sociais pelos endereços:

  • Facebook: m.facebook.com
  • Linkedin: m.linkedin.com
  • Orkut: m.orkut.com
  • Twitter: m.twitter.com

E quem utiliza algum cliente específico para acessar as redes sociais, como o Twitter For iPhone no iPhone OS ou o Seesmic no Android — que é bem melhor que o cliente oficial do Twitter para Android 2.1., por sinal —, como fica? Esse cliente será obrigado a acessar a rede social por meio dos websites para dispositivos móveis, a fim de não ser tarifado por esse acesso. Segundo a Claro, nem mesmo os aplicativos pré-carregados em aparelhos comprados nas lojas da operadora poderão ser usados para o acesso gratuito.

Por fim, a empresa relembra que links externos, fotos e vídeos que por ventura sejam abertos a partir das redes sociais também serão registrados como tráfego de dados normal e suscetível a cobrança.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados