Nintendo tem prejuízo de US$ 25 milhões no semestre

Juarez Lencioni Maccarini
Por

Como diria a música de Bob Dylan, os tempos estão mudando. A Nintendo foi pelos últimos anos a número um em vendas no mercado mundial de videogames, mas depois de três anos de recordes de lucro, a empresa relatou seu primeiro prejuízo em sete anos: uma perda de 25 milhões de dólares no semestre fiscal que se encerrou no dia 30 de setembro.

No caso do Wii, por exemplo, junte a “saturação” do mercado do qual o console é o líder há anos com os pesados investimentos da concorrência em formas de controle que tornam o maior diferencial do Wii algo muito menos revolucionário do que parecia de início e o que você tem é uma diminuição de 14% nas vendas neste semestre.

Nintendo está apanhando nas finanças…

As vendas do DS caíram 43%, fora os 23% de queda na venda de jogos para o portátil. Junte a tudo isso a valorização do iene (80% das vendas da empresa são internacionais) e temos o cenário que levou a Big N a ficar com o saldo da mesma cor do Wii comemorativo dos 25 anos do Mario.

A previsão para o próximo semestre também não é das mais animadoras: o lucro do ano fiscal que termina em março deve ser o menor dos últimos seis anos e as vendas do Wii devem continuar na descendente.

Pois é, Nintendo, eu sei que o 3DS promete e que suas franquias de sucesso e base de público extremamente fiel são grandes diferenciais em relação à concorrência, mas acho que vai ser preciso mais que isso para virar essa mesa.

Com infomações: The Wall Street Journal.

Relacionados

Relacionados