Qualquer desenvolvedor pode confirmar que não há nada melhor que padrões. Ao seguir padrões já estabelecidos, ao invés de criar seus próprios padrões, a Nokia e a Palm conseguiram algo que até então parecia impensável no mundo da telefonia: A possibilidade de instalar jogos nativos de uma plataforma (o webOS, da Palm/HP) em outra plataforma (o Maemo, da Nokia), sem ser necessário qualquer modificação no jogo.

No vídeo abaixo, é possível ver o N900 executando os jogos The Sims 3 e Need for Speed.

(YouTube)

A “mágica” é fácil de explicar: tanto o N900 quanto o  Palm Pre possuem especificações de hardware similares (OMAP3430, PowerVR SGX, e suporte a OpenGL ES 2.0), e usam métodos de desenvolvimento para Linux baseados no SDL 1.2. Assim, era só um grupo de desenvolvedores criar uma forma de transferir os jogos entre as diferentes plataformas. Para realizar o truque, os donos do N900 só precisam instalar o pacote “Preenv” e rootear o celular.

Se você quiser transferir jogos já instalados no Palm Pre, também será necessário rooteá-lo. O processo de instalação e uso pode ser visto nessa thread do Talk Maemo.

Com isso o N900 ganha uma sobrevida e mostra mais uma vez que é o celular dos sonhos de qualquer hacker. A Nokia deveria lançar um upgrade do aparelho, com hardware melhor, só para ver o que os usuários seriam capazes de fazer. 🙂

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados