N900 pode rodar jogos do webOS (vídeo)

Paulo Graveheart
Por

Qualquer desenvolvedor pode confirmar que não há nada melhor que padrões. Ao seguir padrões já estabelecidos, ao invés de criar seus próprios padrões, a Nokia e a Palm conseguiram algo que até então parecia impensável no mundo da telefonia: A possibilidade de instalar jogos nativos de uma plataforma (o webOS, da Palm/HP) em outra plataforma (o Maemo, da Nokia), sem ser necessário qualquer modificação no jogo.

No vídeo abaixo, é possível ver o N900 executando os jogos The Sims 3 e Need for Speed.

(YouTube)

A “mágica” é fácil de explicar: tanto o N900 quanto o  Palm Pre possuem especificações de hardware similares (OMAP3430, PowerVR SGX, e suporte a OpenGL ES 2.0), e usam métodos de desenvolvimento para Linux baseados no SDL 1.2. Assim, era só um grupo de desenvolvedores criar uma forma de transferir os jogos entre as diferentes plataformas. Para realizar o truque, os donos do N900 só precisam instalar o pacote “Preenv” e rootear o celular.

Se você quiser transferir jogos já instalados no Palm Pre, também será necessário rooteá-lo. O processo de instalação e uso pode ser visto nessa thread do Talk Maemo.

Com isso o N900 ganha uma sobrevida e mostra mais uma vez que é o celular dos sonhos de qualquer hacker. A Nokia deveria lançar um upgrade do aparelho, com hardware melhor, só para ver o que os usuários seriam capazes de fazer. 🙂

Com informações: Engadget.