Quem assistiu ao keynote que apresentou o iPhone ao mundo (Você não viu? Você não é geek, você é moleque!) deve se lembrar que Jobs propôs uma meta inicial de ter 1% do mercado de celulares ao do primeiro ano, o que na época era equivalente a 10 milhões de unidades.

Os veteranos da indústria não acreditaram muito nesse audácia em um mercado tão concorrido. Mas veja só como são as coisas: hoje, três anos depois, a Apple está vendendo quase uma vez e meia essa quantidade… por trimestre!

Graças a isso, hoje a empresa ultrapassou uma concorrente de peso, a RIM (fabricante dos BlackBerries), e se firmou como a quarta maior fabricante de celulares do mundo. A meta inicial era de ter 1% do mercado; agora a Apple possui 4,1% dele (e a RIM 3,6%).

“Quando a gente se dá conta eles já cresceram…”

Claro, isso não é nada se comparado às líderes do mercado. Nokia e Samsung venderam, apenas nesse trimestre, cerca de 110 e 70 milhões de celulares, respectivamente.

Apesar de ser pequena nos valores absolutos a Apple cresce em um ritmo impressionante: quase dobrou o que vendeu no mesmo período há um ano. A terceira colocada, a LG, pode ter ainda o dobro do mercado que a Apple, mas tendo vendido 10% a menos do que há um ano atrás — e durante esse tempo perdeu mais de 20% do seu mercado —  ela é candidata a ser a próxima presa da Maçã daqui a um tempo se as coisas continuarem desse jeito.

Com informações: Engadget, IDC.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados