Quem disse que só de matérias primárias como argila e água vive o mundo da arte? Um estudante alemão estudando nos Estados Unidos conseguiu unir tecnologia à manifestação artística ao colocar em prática a execução das Dead Drops. Se você está passeando por Nova Iorque, é hora de correr para uma das áreas de intervenção do artista para conhecer o P2P offline.

O conceito por trás do trabalho é realmente interessante: vivemos uma era de informação na qual toda comunicação é feita online. No entanto, ainda existem formas de compartilhar arquivos sem depender necessariamente da obtenção de um IP e o upload/download de bits e bytes. Nas Dead Drops, o usuário apenas conecta o seu computador e pronto, pode receber os documentos e mandar os outros.

Por que offline? Porque para conseguir esse tipo de interação, primeiro é preciso levantar da cadeira e dirigir-se para um dos locais nos quais Aram Bartholl instalou pendrives que estão prontos para armazenar os arquivos. É algo descentralizado mesmo: você pluga seu notebook e copia para ele aquilo que lhe interessar. Também pode colocar arquivos seus em alguma pasta, naturalmente. Ou apagar tudo. Ou instalar um vírus, o que não seria nada legal.

Primeiro o artista fura a parede, coloca o pendrive e depois envolve com cimento
Depois os usuários plugam o computador e compartilham arquivos

Os pendrives são “injetados” em paredes, facilmente acessíveis pois estão em lugares públicos, de ampla circulação de pessoas. Pena que, por enquanto, a ideia está restrita apenas a NY.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados