Papel eletrônico. É mais ou menos esse o objetivo das telas de e-ink, que mostram imagens e textos apenas refletindo a luz do ambiente. Por isso, assim como o papel, essas telas não submetem a visão à luz constante que uma tela retro-iluminada emite. Como benefício adicional, o consumo de bateria também é mínimo, visto que nenhum miliampère é gasto para manter uma imagem na tela, só se gasta um pouquinho para colocar a imagem na tela.

A líder do mercado é a empresa cujo nome acabou virando sinônimo para o produto (como a Gillette). Ela apresentou sua versão colorida de tela, mas não está sozinha. A LG, uma das maiores fabricantes de telas do mundo também resolveu entrar nesse mercado, e já chegou oferecendo algo pelo menos diferente.

Enquanto a E Ink só apresenta uma tela colorida de 9,7” (com resolução de 800×600 pixels), a LG apresenta uma com especificações similares e também uma segunda versão, com o mesmo tamanho, mas com duas regiões na tela: a maioria da tela, na parte superior, cria uma área monocromática de 1200×1200 pixels mas na parte inferior há uma faixa colorida de 200×600 pixels, à la Nook.

As telas não apresentam cores vivas como um display de LCD, nada disso, elas são bem lavadas na verdade. Mas acredito que seja claro para todos que são tecnologias distintas para aplicações distintas, não é como se elas estivessem concorrendo.

Por enquanto apenas uma fabricante chinesa desconhecida do grande público já confirmou a utilização da tela colorida em um e-book reader, no caso a tela da E Ink. Aguardamos para saber quais será a abordagem das líderes de mercado (como Amazon e Sony) quanto à nova tecnologia.


(YouTube)

Com informações: PC World

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Relacionados