Kinect vira ferramenta de captura de vídeo 3D

Juarez Lencioni Maccarini
Por

Era inevitável. Assim que saiu o Kinect, há menos de duas semanas, geeks do mundo inteiro começaram a mexer no periférico novo do Xbox 360 e não demoraram muito para conseguirem criar drivers que permitissem que ele funcionasse com um computador normal.

A partir daí é natural que comecem a surgir programas que interajam com o novo dispositivo. Os primeiros era bem básicos, serviam só para provar que sim, é possível alimentar um software no PC com as entradas de vídeo e áudio do Kinect. Mas agora as coisas estão começando a ficar mais interessantes.

Oliver Kreylos, pesquisador da Universidade da Califórnia, resolveu ir um passo além e já produziu um resultado de certo impacto. O software que Kreylos desenvolveu consegue se alimentar das capturas de vídeo do Kinect e reconstruir tridimensionalmente o espaço sendo observado.

A partir daí Kreylos consegue manipular a imagem e mover uma câmera virtual para observar o ambiente sendo filmado pelo Kinect de qualquer ângulo.


(YouTube)

É claro que, com apenas um ponto de observação, qualquer ângulo um pouco mais distante do original irá observar uma área de sombra, mas o potencial da idéia é bem claro. Imaginem o que será possível se forem adicionadas mais umas duas ou três unidades do periférico.

Ah sim! E isso tudo foi feito antes de a Microsoft resolver liberar os drivers oficiais do aparelho. Agora que esse tipo de experimentação passa a ser oficialmente permitida então, podem se preparar: muita coisa interessante deve estar por vir.

Com informações: Geek Beat TV.

Relacionados

Relacionados