A Opera Software liberou mais uma versão estável do Opera Mobile. Dessa vez, para quem tem um smartphone rodando Symbian, o sistema recentemente assumido pela Nokia. Entre as promessas do Opera Mobile 10.1 está um desempenho muito melhor, graças a um motor de JavaScript renovado e mais eficiente.

Localização geográfica

Carakan é o nome – esquisito, por sinal – do motor de JavaScript presente nessa nova versão do Opera móvel. De acordo com o DownloadSquad, o desempenho do navegador pode ficar até 9 vezes mais rápido com esse novo motor, se comparado com aquele presente no Opera Mobile 10.0. Portanto, é mais do que recomendado que os donos de aparelhos Symbian baixem a atualização o quanto antes.

A localização geográfica é outro trunfo do novo navegador. A partir dessa versão, o Opera Mobile pedirá autorização do usuário para detectar automaticamente a sua localização. Esse recurso é particularmente interessante em sites de busca que entregam resultados de acordo com a localização. Por exemplo, buscar por “pizzaria” no Google depois que o buscador já sabe a sua localização provavelmente vai trazer resultados mais próximos de você.

Alguns navegadores para desktop já oferecem a localização geográfica. No entanto, não faz muito sentido ter o browser detectando o tempo todo onde eu estou, se o meu desktop está sempre no mesmo lugar. No caso do smartphone é uma excelente pedida, ainda mais por estar integrado ao GPS do aparelho.

Interessou-se em baixar o aplicativo? Acesse a partir do seu celular.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados