A versão mais recente do Chrome liberada no canal Dev revela um novo recurso que poderá, no futuro, melhorar bastante a segurança dos computadores. A equipe do navegador trabalhou fortemente em uma sandbox exclusiva para o Flash, que permitirá isolar diversas falhas e brechas de segurança. Essa sandbox já está em fase de testes.

Elas brincam na sandbox sem se preocupar com as ameaças do malvado Flash

Para quem não sabe, uma sandbox é uma “caixa” que limita as ações de determinados recursos. Segundo o anúncio do Google, atualmente a versão estável do Chrome conta com uma sandbox para executar JavaScript e outra sandbox para a renderização de páginas. Isso significa que esses dois processos são executados com certas limitações e também de forma independente um do outro.

A importância de uma sandbox específica para o Flash é evitar que o plugin continue ameaçando os computadores de milhões de pessoas. Não é segredo que o trabalho da Adobe para manter um mínimo de segurança no software tem sido pífio e sem resultados, o que acaba fazendo com que os produtores de aplicativos se envolvam nisso, a fim de assegurar seus próprios usuários.

“Essa implementação é um significante primeiro passo na tentativa de reduzir a superfície de ataque potencial do navegador e de proteger usuários dos malwares mais comuns”, escreveu o Google. Por enquanto o recurso ficará disponível apenas no Chrome Dev para Windows (XP, Vista e 7). No futuro ele deverá chegar ao Linux e ao Mac OS.

Download | Google Chrome Dev
Baixatudo | Google Chrome

Mandou bem, Google!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados