Pelo menos em um mercado global é a Apple quem domina o setor de smartphones. Na terra dos cangurus, a empresa de Steve Jobs conseguiu bater a Nokia e atualmente responde pela maior parte das vendas dos aparelhos inteligentes. De cada 3 smartphones vendidos na Austrália, cerca de 3 já estavam a marca da maçã na sua parte traseira.

Número 1

Num país em que 60% dos novos celulares vendidos são smartphones, deve ser uma alegria imensa para a Apple Austrália tomar conhecimento de que é a número 1 por lá. De todos os smarts que são vendidos, 36,5% são iPhones. Enquanto isso, a ex-líder Nokia aparece com 30,5% de participação de mercado, contabilizando todos os seus aparelhos rodando Symbian, Maemo e sabe mais quais plataformas a empresa usa por lá.

Mas o jogo ainda não está ganho. A Apple pode até dominar a venda de smartphones, mas deve se precaver para não ser pega de surpresa pelo sucesso iminente do Android. Atualmente o sistema do Google passa por uma fase de franca expansão: respondia por 2,1% do mercado no primeiro trimestre do ano; no segundo trimestre pulou para 7,1%; e nesse terceiro trimestre chegou a 21% do mercado.

É bom notar que Nokia e Apple são empresas, enquanto o Android é um sistema operacional, mas os números para a Austrália não fazem distinção entre o fabricante e a plataforma usada. Talvez, nesses casos, o mais inteligente fosse informar os números da “empresa responsável pela plataforma”. Aí sim poderíamos colocar Nokia, Apple e Google num mesmo quadro comparativo.

Com informações: Brisbane Times

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados