Para nunca mais perder as informações de um contato do Gmail

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Você está lá fazendo uma revisão dos seus contatos do Gmail, reorganizando endereços eletrônicos etc. Eis que apaga alguns contatos porque acha que nunca mais serão necessários. Passam duas semanas e, numa determinada situação, você precisa do e-mail daquela pessoa que foi parar na lixeira do serviço. O que fazer? Sentar e chorar deve ser a sua melhor aposta, mas um novo recurso do Gmail tem tudo para salvar a sua vida nessas situações.

Essa nova ferramenta foi anunciada hoje pela equipe do Gmail. Usuários do serviço agora contam com uma espécie de backup dos contatos que armazena automaticamente as alterações feitas nas informações dos contatos ao longo dos últimos 30 dias. Na situação acima, a ferramenta poderia ser usada tranquilamente para restaurar as informações daquela pessoa que tinha sido mandada para o limbo virtual.

Restauração de contatos

De acordo com o Google, esse recurso é particularmente interessante para o caso de sincronizar a Conta Google com algum dispositivo e, no meio do caminho, ocorrer algum problema que faça com que os contatos sejam apagados. Realmente essa situação existe, e o Gmail passa a oferecer uma forma de contorná-la.

Eu ainda vislumbro um excelente uso dessa ferramenta: em parceria com o Android. Até onde sei, o Google Android permite armazenar contatos do celular diretamente na agenda da Conta Google. Com isso, temos o histórico não só dos e-mails das pessoas, mas também dos telefones. Definitivamente quem tem um celular com Google Android poderá aproveitar melhor a ferramenta.

Para acessar a nova ferramenta é preciso ir até a área de contatos do Gmail, clicar em Mais ações e depois em Restaurar contatos….

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados