Que o N900, celular que a Nokia lançou somente esse ano no Brasil é muito mais que um smartphone, todo mundo já sabe. Basta ler sobre ele em qualquer site ou fórum especializado e descobrir milhares de truques e hacks para o bicho. Emuladores, sistemas operacionais, aplicativos diversos, o que você quiser em um celular pode acabar encontrando uma versão disponível para o N900, variando bastante em termos de qualidade. Mas um hack específico chamou atenção nos últimos dias. Pouco depois do Google liberar o Android 2.3, o N900 se tornou o segundo celular a rodá-lo. De forma não-oficial, obviamente.


(YouTube)

Isso foi possível graças ao trabalho do hacker russo Alexey Roslyakov, que já avisa: essa build no momento é muito mais uma prova de conceito do que um sistema operacional em estado “utilizável” (partindo do princípio de que você usa seu celular para outras coisas além de instalar sistemas operacionais diferentes nele). No momento, somente o WiFi e o som estão funcionando sem maiores problemas. Todo o resto ou funciona precariamente, ou não funciona. De qualquer forma pode ser que ainda vejamos novas versões do Android para N900 nas próximas semanas, dessa vez com menos bugs.

Vale lembrar mais uma vez que essa instalação não é oficial e muito menos aprovada pela Nokia ou pelo Google, então se você é um sortudo dono de um N900 e está pensando em fazer a instalação, lembre-se de que você precisa ter certeza absoluta do que está fazendo. Na dúvida, fique com as atualizações do Maemo ou aguarde versões mais novas do MeeGo.

Com informações: Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados