Talvez você nunca tenha ouvido falar da DMCA. É uma lei americana, que acaba sendo usada em diversos países como parâmetro, que faz algumas exigências relacionadas a direitos autorais. Por exemplo, de uma empresa descobre que seu conteúdo protegido por copyright caiu na rede, ela pode enviar uma notificação extra-judicial pedindo que o conteúdo seja removido – eu mesmo já fiz isso; se o responsável pelo site é sério, ele remove.

O mesmo é feito para que os buscadores parem de linkar conteúdo com copyright, uma forma de evitar que uma simples busca no Google leve o internauta para aquele conteúdo pirateado (se funciona ou não são outros quinhentos). O curioso é que, de vez em quando, vazam notificações com situações absurdas.

Fox, produtora de filmes que você já conhece, enviou para o Google algumas notificações para remover dos resultados de busca algumas páginas que levavam para o download do filme Avatar. Eis que o Google procedeu do jeito que a empresa, e ainda enviou cópias das notificações para o site Chilling Effect, que funciona como um grande banco de dados sobre os pedidos envolvendo DMCA.

Ao buscar pelas URLs anteriormente contendo download de Avatar, o usuário chegava apenas à cópia das notificações no Chilling Effect, que não continha nenhum arquivo ilegal. Não é que o pessoal do jurídico da Fox enviou uma nova notificação para o Google, dessa vez pedindo que as páginas do Chilling Effect fossem removidas do índice?

A desculpa da Fox foi de que as páginas do Chilling Effects continham links para conteúdo ilegal. E o mais bizarro é que o Google realmente fez o solicitado na notificação, sem sequer atentar para o fato de que o buscador é parceiro do Chilling Effects na tentativa de dar transparência aos pedidos que citam a DMCA. Pois é…

Com informações: TorrentFreak.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados