Filme da Paramount será lançado em DVD e torrent

Produtores convidam os internautas a financiarem a realização de “The Tunnel”.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Parece que finalmente o torrent deixará de ser o diabo em forma de tecnologia para os grandes manda-chuvas dos estúdios de cinema. Uma produção, a ser disponibilizada nesse ano, fará uso das redes P2P para distribuir o seu conteúdo. Em 19 de maio, o filme “The Tunnel” estará tanto nas prateleiras, em forma de DVD, como nos gerenciadores de download, em forma de torrent.

Se você acha que a ideia é feita por amadores, fique sabendo que “The Tunnel” recebeu o aval da Paramount Pictures, uma companhia de cinema que você certamente já ouviu falar antes — “Titanic” foi lançado pela Paramount, por exemplo. O filme será liberado gratuitamento nas redes de P2P no mesmo dia em que sua mídia física vai chegar às lojas. Curiosamente, a Paramount não deu qualquer informação sobre vendê-lo também em Blu-ray Disc.

Embora seja de graça, os produtores do filme convidam os espectadores que gostarem da produção a comprar um frame (ou seja, um quadro do filme) para ajudar  financiá-lo. Pelos cálculos deles, os 90 minutos de produção cinematográfica equivalem a 135 mil frames. Ou seja, a expectativa é de conseguir arrecadar pelo menos US$ 135 mil.

“Nós percebemos que pôsteres de filmes e frames colecionáveis estão sendo vendidos diariamente, então por que não poderíamos conseguir dinheiro para fazer “The Tunnel” ao vender cada frame único do filme?”, questionam os produtores no site oficial do filme.

O 135K Project é uma tentativa de não depender tanto dos grandes lançamentos que os estúdios de Hollywood fazem. Não sei se deu muito certo, mas o fato é que o BitTorrent está sendo visto como um canal catalizador do número de espectadores que terão acesso a “The Tunnel”. Se uma parcela desse público sentir-se engajado a ponto de comprar alguns frames, tanto melhor.


(YouTube)

“The Tunnel” não vai estrear nos cinemas, chegando apenas ao DVD e ao torrent. Acima tem o teaser do filme de terror, para o caso de você se interessar. Outras 30 mil pessoas já se interessaram e compraram um frame, de acordo com a Paramount.

Enquanto isso, continua a polêmica sobre o IMDb se recusar a adicionar “The Tunnel” ao seu banco de dados. O serviço de catalogação de filmes foi, por vezes, questionado sobre o motivo de o filme não ser incluído. Felizmente a página de “The Tunnel” foi criada, sem fazer qualquer distinção sobre a forma de distribuir a produção.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados